Literatura e opinião em um só lugar

Sobre

O Baião de Letras começou em 2013 como uma coluna semanal publicada toda segunda feira no Azilator – site cearense de cultura nerd/geek. Por pouco mais de um ano os artigos e resenhas saíram sem nenhuma falha, e conquistaram uma quantidade considerável de fãs e amigos que viram em seu estilo espontâneo e engajado de falar de literatura uma manifestação relevante sobre o tema, e digna de ser apoiada. Já nos primeiros meses, a coluna chamou a atenção não somente do público, mas de diversos autores nacionais, tendo algumas de suas edições bastante elogiadas, e divulgadas nas redes sociais por nomes como Raphael Draccon, Leonel Caldela, Carolina Munhoz, Fábio M. Barreto e Paulo Coelho. Durante o tempo em que esteve no citado site, O Baião de Letras se destacou positivamente, e elevou o número de visualizações, além de atrair para a página todo um novo público que o desconhecia até então, mesmo sendo ele um expoente do estilo no Nordeste, e no Brasil como um todo. Porém, chegou o momento em que a coluna cresceu demais, e seu editor, Sérgio Magalhães, decidiu levá-la à um site próprio, onde poderia expandir o conteúdo, e firmar melhor as parcerias pendentes, e oferecer aos leitores um conteúdo mais amplo e coerente dentro de seus próprio gênero.

Assim, nos primeiros meses de 2014 o Baião de Letras, após muito esforço, migrou para um espaço próprio usando uma estrutura bem particular, aumentando como planejado o conteúdo – trazendo agora além das resenhas e artigos, biografias, entrevistas, quadrinhos, etc -, e podendo dialogar de maneira mais próxima com seus leitores. Ao longo desse período, além de melhorar ainda mais os textos, o próprio site foi se modificando (graças a ajuda providencial de amigos inestimáveis) de modo a tornar a leitura e acesso á informação mais fácil e agradável ao público.

No entanto, a atuação do site em relação à literatura não se restringe ao ambiente virtual, muito pelo contrário. Nos pouco mais de dois anos de atividade junto às letras, o Baião de Letras, na figura de seu editor, esteve presente em diversos eventos e encontros literários em Fortaleza e no interior do estado do Ceará, dialogando sempre de maneira fácil e relevante sobre aspectos, principalmente, da literatura fantástica, marcando, assim, presença em ocasiões como a do Geekontro 2014 (Livraria Cultura), Quintal Literário: Aspectos do Fantástico em Literatura (Livraria Feira do Livro), Sábado Literário (Shopping Benfica), dentre diversos outros encontros.